A Maior Trollagem da História – Transmissao Guerra dos Mundos 1938

As brincadeiras de mau-gosto (caso eles não tenham pensado nas consequências) também existiam no século passado, para piorar, era ainda mais grave. Em 1897, Guerra dos Mundos, famosos livro de  H.G. Wells teve sua primeira publicação. No entanto, no dia 30 de outubro de 1938 o livro teve uma das maiores repercussão da história, tudo devido a transmissão  de uma notícia extraordinário que a Rádio CBS (Columbia Broadcasting System) protagonizou.

Início do Pesadelo

 Orson Welles inicia com uma paráfrase do início do romance, logo após apresenta uma previsão do tempo, logo após a transmissão é interrompida com notícias sobre diversas explosões de gás em marte. Minutos após é comunicado um estranho pouso em Grovery mill, Nova Jersey. Alguns instantes, reporter Phillips descreve um objeto cilindro e que um monstro marciano com tentáculos que emerge de dentro. Assim que policiais tentam abordar o marciano com uma bandeira de trégua, os aliens acabam disparando um raio de calor contra os policiais, matas e carros próximos, levando a multidão próximas aos desesperos.

Foi comunicado que era uma dramatização, porém, muitos não ouviram o início da transmissão e nem esperaram o fim do programa.

Consequências

 Diversos telefonemas foram feitos para rádio, muitos ligaram para polícia e outros desesperados saíram às ruas tentando fugir. Policiais e a população invadiram a rádio, mas seus integrantes tiveram que sair pelas portas dos fundos.Um pânico generalizado foi causado, estima-se que mais de 6 milhões de pessoas acompanharam a transmissão. A histeria foi noticiada em centenas de jornais no outro dia.

Orson Welles teve que se explicar para repórteres e principalmente para as autoridades na época. Apesar da grande dor de cabeça que ele causou e também sofreu, em 1941 ganhou Oscar com o proclamado filme Cidadão Kane.

Guerra dos Mundos em rádio Brasileira em 1971

Quem achou que esse tipo de coisa não aconteceria no brasil, ficou totalmente enganado, mesmo décadas depois, uma rádio de São Luís também resolveu copiar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *